Transparência COVID-19 3.0

Dados abertos podem salvar vidas

Sobre o Índice

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

A primeira versão do Índice da Transparência da Covid-19 foi lançada em 3 de abril de 2020 e recebeu atualizações semanais até o dia 12 de junho. Diante do expressivo avanço na abertura dos estados e da União, a OKBR abriu uma consulta pública com o objetivo de coletar subsídios para “subir a régua” da avaliação, qualificando ainda mais a transparência da pandemia. Após a consolidação dos resultados desse processo, no dia 10 de julho, foi lançado o Índice de Transparência da Covid-19 (2.0), um instrumento de avaliação ainda mais robusto, aplicado a capitais, estados e governo federal. A coleta de dados passou a alternar semanalmente a divulgação dos resultados da avaliação para estados e capitais.

Com o apoio da Hivos, por meio de sua iniciativa, Todos os Olhos na Amazônia, a OKBR produziu boletins especiais sobre a pandemia na região. A coleta e a divulgação das avaliações passaram a ser quinzenais, com a publicação de um boletim para estados e outro para capitais a cada mês.

Em junho de 2021, o Índice chegou à sua terceira versão. Os critérios do ITC-19 foram novamente revisados, incluindo dados sobre a vacinação. Parte dos critérios já existentes também foram alterados, de modo a manter o índice abrangente, mas ainda preciso e operacionalizável. Com isso, o ITC passou a ser composto por 36 critérios de avaliação, analisados em rodadas mensais, com os resultados de União e estados e os das prefeituras publicados de forma intercalada.

Em outubro de 2021, as avaliações do ITC-19 chegaram ao fim.

Toda a experiência do ITC-19, seu impacto na transparência da pandemia e relatos de casos de abertura a partir de sua metodologia estão disponíveis no livro digital “Emergência dos Dados: como o Índice de Transparência da Covid-19 impulsionou a abertura de dados da pandemia no Brasil”. Acesse e baixe gratuitamente aqui.

Sobre o Transparência Covid-19

Diante da permanência da crise sanitária no Brasil e da necessidade de seguir avançando na transparência das informações relativas à pandemia e ao seu enfrentamento, a OKBR ampliou seu rol de análises. Em sua terceira fase, o ITC-19 passou a ser uma das iniciativas que fizeram parte do Transparência Covid-19, um conjunto de avaliações da OKBR para monitorar a disponibilidade de informações sobre a pandemia. Além das avaliações do Índice, a OKBR disponibilizou também o Monitor de Leitos e o Monitor da Vacinação, dois painéis que trouxeram regularmente um panorama da qualidade dos dados publicados pelo Ministério da Saúde.

Em março de 2021, a OKBR juntamente com Transparência Brasil, Transparência Internacional – Brasil, Observatório Covid-19 BR, Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo — Abraji, com apoio do Laboratório Anticorrupção da Purpose, produziu uma nota técnica sobre a transparência da vacinação. Acesse o estudo e conheça a iniciativa Caixa Aberta da Vacinação.

Sobre a Open Knowledge Brasil

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolvemos e incentivamos o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizamos análises de políticas públicas e promovemos o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa. Saiba mais no site: br.okfn.org

Entre em contato

Temos um canal exclusivo de contato para sanar dúvidas e orientar gestores públicos que queiram aprimorar a qualidade das informações e dados disponibilizados durante a pandemia. Para falar conosco, envie um e-mail para transparenciacovid19@ok.org.br.

Gestor

Precisa de ajuda para abrir seus dados?